Sindicato dos Bancários do Pará: 78 anos de lutas e conquistas

0

No dia 24 de novembro, comemora-se o aniversário de 78 anos do Sindicato dos Bancários do Pará, casa de todo trabalhador bancário desse estado e que hoje abrange também financiários e aposentados de nossa categoria.

Desde o início, o Sindicato já incomodava as autoridades, tanto que embora o estatuto da entidade sindical abrangesse todo o Estado do Pará, além do território do Amapá, o ministro do trabalho do governo Vargas reconheceu a jurisdição do Sindicato apenas na cidade de Belém e, somente na década de oitenta é que o Sindicato teve sua jurisdição oficialmente reconhecida para esses dois estados após decisão do ministro interino do trabalho, Geraldo Antônio Nogueira Mine, que estendeu a todo o estado do Pará e Território Federal do Amapá, à base do Sindicato.

De lá para cá, muitas vitórias ocorreram. Hoje temos sub sedes em duas grandes cidades do Estado: em Santarém, que foi inaugurada em 04 de dezembro de 2009, e completará dois anos na próxima semana; e em Marabá, que fez dois anos dia 11/09. Em 2009, o Sindicato também inaugurou o Alojamento Bancário, um espaço acolhedor destinado ao bancário que precise se alojar temporariamente na capital paraense.

Desde 2007, o Sindicato realiza as primeiras conferências do início de cada ano sobre campanha salarial em cidades pólos. Assim, já realizamos Pré Conferências em Santarém, Marabá, Castanhal, Capanema, Altamira, Tucuruí, Macapá…, o que permite que bancários dessas regiões participem ativamente da campanha nacional, construindo e fazendo a luta da categoria. Some-se a isso também os plantões jurídicos, onde os advogados do Sindicato acompanham de perto os problemas vividos pelos bancários, ajuizando ações judiciais contra os bancos toda vez que se faz necessário, além de prestar assessoria jurídica aos bancários.

Reformulamos ainda nosso estatuto no final de 2010 para que se criasse o Sindicato dos Bancários do Amapá, que aguarda ansiosamente a carta sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mas que já conta com diretoria autônoma, sendo o mais novo Sindicato dos Bancários do país.

A atual sede do Sindicato passou pela última reforma no ano de 2010, sendo entregue a categoria no dia do bancário, 28/08, ganhando contornos modernos e já foi palco de grandes comemorações como cursos de formação de delegados sindicais, preparatórios para certificações, e de distribuição de valores de ações judiciais ganhas pelo sindicato contra os bancos.

Reformulamos também, a comunicação do Sindicato. Atualmente mantemos um portal na internet com centenas de milhares de acessos apenas neste ano, além da confecção e editoração da Revista dos Bancários, de jornais mensais, boletins especiais e eletrônicos, fax bancários, mensagens de celular, o que garante presença também em redes sociais como twitter, facebook e youtube.

Somente em 2011 tivemos, até agora, 758 novos filiados e filiadas ao Sindicato, entre bancos públicos e privados, o que mantém uma média de 66,5% de filiação da categoria no estado, já que temos 5.438 filiados dentro de um universo de 8.179 bancários, o que comprova credibilidade desta entidade perante a sociedade e aos trabalhadores.

Outras vitórias são as ações judiciais, onde, neste ano, grande parte delas foram de pagamento de horas extras, de reintegração de bancários que haviam sido demitidos injustamente e da devolução do anuênio, uma ação de 11 anos contra o Banco do Brasil que soma mais de R$ 15 milhões que o Sindicato foi vitorioso e está devolvendo aos funcionários do BB.

Vitórias que merecem ainda mais destaques são aquelas construídas no dia a dia da categoria, no local de trabalho, nas ruas e greves que o Sindicato tem a honra de dirigir. Somente nos últimos 9 (nove) anos foram 9 (nove) greves sendo que nas últimas 8 (oito), saímos com reajuste acima da inflação, isto é, aumento real aliado a outras vitórias como PLR negociada (ao contrário da PLR imposta pelos bancos na década de noventa), décima terceira cesta alimentação, abonos assiduidades, valorização do piso e muitas outras.

Em 2011, fizemos algo inédito com a implantação das caravanas pelo interior do estado. A diretoria esteve presente em 27 cidades paraenses nesse ano: Tucuruí, Paragominas, Abaetetuba, Barcarena, Castanhal, Santarém, Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Bragança, Augusto Corrêa, Traquateua, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Sapucaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Xinguara e Altamira.

Enfim, muitas foram as conquistas do Sindicato comemoradas junto aos seus associados e associadas a quem estendemos os nossos mais calorosos parabéns. Alardeamos, assim, nestes dias de lutas e de vitórias, a todos os cantos dessa cidade e desse estado que há setenta e oito anos nascia na história esta casa, um senhor de muita garra e idade: um Sindicato de lutas, conquistas e glórias, visando resgatar, ao trabalhador, a dignidade.

Aos que já partiram desde aquela data, nossas sinceras e singelas homenagens e que nos deixaram esta herança, frutos de conquistas que hoje brilham. Aos bancários e bancárias do presente, desde os mais jovens até os mais experientes, fazemos também esta homenagem. Escriturários, supervisores, gerentes, caixas, assistentes… Companheiros guerreiros, bravos trabalhadores, razão de ser desta entidade.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.