Sindicato e Mosqueiro juntos contra o fechamento do Banco do Brasil

0

mosqueiro-3Mosqueiro parou nessa sexta-feira (9) para se juntar ao Sindicato dos Bancários do Pará na luta contra o fechamento da principal agência bancária da maior ilha de Belém, prevista para ocorrer no início do próximo ano. A solidariedade dos clientes e usuários era demonstrada das mais diversas formas, seja numa simples assinatura no abaixo-assinado dentro da agência ou até assumindo o compromisso de coletar mais registros ao documento que será levado à direção do banco, parlamentares e órgãos de defesa do consumidor.

“É muito importante que nesse momento a população de Mosqueiro fortaleça essa luta, esteja com a gente nas mobilizações, pois a nossa força é capaz de reverter essa medida nefasta e desrespeitosa. O Sindicato não medirá esforços para isso”, afirma a presidenta da entidade e empregada do Banco do Brasil, Rosalina Amorim.

mosqueiro-4Hoje o Sindicato deu início a uma série de mobilizações que serão feitas na vila, seja na própria agência ou pelas ruas do distrito. Pela manhã, dirigentes sindicais intensificaram a coleta de assinaturas para o abaixo assinado dentro da agência, enquanto outra equipe percorria a vila para dialogar com a população.

“A recepção da comunidade tem sido ótima. Várias cópias do abaixo-assinado estão espalhadas em associações e estabelecimentos comerciais e vemos em cada morador a indignação contra o fechamento da unidade”, conta o diretor do Sindicato, Saulo Araújo.

Correntista há mais de 40 anos do BB, o empresário César Zacharias Martyres lembra que assim que a unidade veio para Mosqueiro ele abriu uma conta para a empresa e para os funcionários que recebem na agência.

“Se essa agência fechar toda a cidade será prejudicada, desde a dona de casa correntista até nós empresários. Será um retrocesso e por isso estamos juntos com o Sindicato nessa luta e aqui fazendo a nossa parte para reverter essa medida”.

Ele conta que uma das associações de comerciantes da vila já entregou um abaixo-assinado à promotoria de direitos constitucionais e do consumidor. Além disso, foi apresentado um levantamento que mostra que o BB em Mosqueiro é muito mais produtivo que outras agências do estado.

A aposentada Ilciane Moura aproveitou que foi à unidade fazer um deposito e assinou o abaixo-assinado. “Como me mudei recentemente para cá, pretendia transferir minha conta para essa agência e agora nem sei o que fazer. Essa agência não pode fechar”, desabafa.

mosqueiro-5A mobilização também foi parar na sintonia da rádio Praiana FM, que cedeu parte da programação para que o Sindicato pudesse ampliar a mobilização e convocar a população de Mosqueiro para os próximos atos no distrito nos dias 14 e 20 e também para a audiência pública na Alepa adiada para o próximo dia 19/12.

mosqueiro-2“Queremos reunir o maior número possível de pessoas para os nossos próximos atos aqui em Mosqueiro e também para a audiência no próximo dia 19, na Assembleia Legislativa. Além de nós, outras vozes da comunidade precisam ser ouvidas no plenário para mostrar que não estamos só nessa luta”, conclama o diretor do Sindicato e empregado do BB, Gilmar Santos.

Além dessas atividades, no dia 17, às 17h, na sede da Associação Mosqueirense Esporte e Cultura haverá uma reunião de mobilização para a audiência pública e ato do dia 20 entre o Sindicato, representantes da associação e a comunidade em geral.

 

Leia também: Reunião com o BB tem poucos avanços e situação dos funcionários preocupa
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.