Sindicato em caravana pelo Sul e Sudeste paraense

0

Dom Eliseu, Rondon, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins e Santana do Araguaia inauguraram a rota de visitas na região

Banpará Santana do Araguaia

O Sindicato dos Bancários do Pará realiza nessa semana um grande roteiro de visitas às agências bancárias da região Sul e Sudeste do Pará. Nessa segunda-feira (28), uma equipe composta pelo presidente da entidade, Gilmar Santos, junto com a diretora do Sindicato e da Contraf-CUT Rosalina Amorim e o diretor da Fetec-CUT Centro Norte Márcio Saldanha visitou a cidade de Santana do Araguaia. Lá reuniram com a categoria do Banpará e Bradesco, onde trataram sobre diversos temas relacionados à conjuntura geral e demandas específicas de cada corporação.

Bradesco Santana do Araguaia

A equipe também realizou reunião no Banco da Amazônia, onde o principal debate foi sobre a condição de atendimento de saúde aos trabalhadores. Os dirigentes sindicais assumiram o compromisso de pautar essa demanda junto à direção do banco. Na reunião com os funcionários do Banco do Brasil o principal debate foi sobre a segurança bancária e as condições precárias de trabalho na agência.

“Melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida são temas constantes em nossas visitas às unidades bancárias da região Sul e Sudeste do Pará. Todos os problemas que observamos e que ouvimos de nossos colegas em cada visita realizada será devidamente pautado com suas respectivas instituições financeiras responsáveis. Esse é um dos objetivos das nossas caravanas: lutar por condições dignas de trabalho nos bancos”, afirma o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Pé na estrada…

Caixa Dom Eliseu

Outra equipe composta pela vice-presidenta do Sindicato Tatiana Oliveira e as dirigentes sindicais Vera Paoloni e Heidiany Moreno realizou caravana na cidade de Dom Eliseu, onde reuniram com os empregados da Caixa, agência que foi o alvo do último assalto a banco no estado.

A unidade, por enquanto, trabalha sem numerários e espera a chegada de uma agência baú para dar um suporte temporário. A Caixa já trabalhava com a possibilidade de operar a agência em outro prédio em Dom Eliseu, o que deverá ser acelerado após o ataque ocorrido no último dia 22 de janeiro.

“Conversamos com os colegas, aparentemente todos e todas estavam bem, fizemos as orientações necessárias sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e repassamos as informações sobre nossa atuação na área da segurança bancária. Essa questão é a maior preocupação na agência por conta das incidências frequentes de assaltos na região e a recepção da categoria às ações do sindicato foram muito positivas”, destaca a vice-presidenta da entidade, Tatiana Oliveira.

A equipe também visitou as unidades do Banpará em Dom Eliseu e Rondon, também para tratar sobre segurança bancária e outros assuntos. Em seguida estiveram nas cidades de Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. Nessas localidades a principal preocupação do funcionalismo do Banpará era a reclassificação das agências, o que está causando prejuízos financeiros aos bancários e bancárias pelo rebaixamento das unidades.

No Banco do Brasil de Bom Jesus do Tocantins a grande reclamação do funcionalismo é a sobrecarga de trabalho em função da absorção do fluxo de clientes e usuários da agência do BB em Rondon, que está fechada por conta da explosão sofrida no dia 11 de janeiro. O Sindicato vai pautar o assunto com a superintendência do Banco do Brasil em busca de solução para esse problema.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.