Sindicato exige medidas enérgicas de prevenção contra o coronavírus nos bancos

0

Primeiro caso confirmado da doença no Pará. Escolas da rede municipal e estadual com aulas suspensas, utilização de ponto biométrico nos órgãos e/ou entidades da administração pública estadual direta e indireta não será obrigatório durante 15 dias; essas são algumas medidas da prefeitura de Belém e Governo do Pará como enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Mas para o Sindicato dos Bancários, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais grupos de risco da doença, já deveriam ter sido imediatamente afastados do trabalho. São eles: pessoas com doenças crônicas, baixa imunidade, idosos, gestantes e cardiopatas.

“Não é mudar o colega do grupo de risco de ambiente de trabalho, e mandar ele para casa, sem prejuízo nas verbas salariais, pela saúde dele e da família também. Recebemos denúncia de grávida trabalhando no Banpará, isso é desumano, e já estamos tomando as medidas cabíveis. Já os responsáveis que não fazem parte do gripo de risco, mas estão com os filhos em casa, que eles possam fazer o tele- trabalho. Além dos cuidados que todos já sabem, precisamos do bom senso dos gestores e gestoras nesse momento”, afirma a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

A entidade sindical também solicitou, por meio de ofício aos bancos, que as empresas estabeleçam protocolos de trabalho e atendimento ao público, bem como reunião com o Sindicato para tratar sobre as logísticas de atendimento que serão utilizadas para evitar a propagação do vírus.

Além disso, o Sindicato pediu ainda a disponibilização de vacinas contra gripe para os bancários e bancárias, para que estejam imunes a qualquer doença semelhante a Covid-19, para que a identificação do coronavírus seja mais eficaz. A entidade também demandou que as instituições elaborem campanha de prevenção e disseminação da doença, colocando as informações da campanha à disposição da categoria, clientes e usuários.
Outra sugestão de medida foi a disponibilização de álcool em gel e máscaras, especialmente àqueles que trabalham com o público no setor de atendimento.

Confira abaixo as orientações de cada banco até o momento:

 

Banco da Amazônia

Bradesco

Santander

 

Fonte: Bancários PA com OMS e Contraf-CUT

Comments are closed.