Sindicato reúne com Banpará e reivindica retomada da mesa de negociação

0

Sindicato cobrou a retomada da mesa de negociação na primeira reunião com Banpará em 2013Nessa terça-feira, 28 de maio, o Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT e Fetec Centro Norte tiveram sua primeira reunião de 2013 com a direção do Banpará. As entidades pautaram a necessidade de retomar a mesa de negociação, principalmente para tratar de questões urgentes para o funcionalismo como o PCS, pagamento integral de horas extras, critérios para comissionamentos e descomissionamentos, condições de trabalho nas agências, reforma das agências, retomada do tíquete extra, dentre outras questões.

O banco concordou com a reivindicação da retomada da mesa permanente de negociação, ponderando que o debate inicial seja o ponto eletrônico. Informou a diretora de Administração, Márcia Maués Miranda que a demora na implementação do sistema deve-se aos altos custos de manutenção do REP (Sistema de Ponto de Recursos Humanos) e que há interesse do banco em reformular o sistema de ponto eletrônico, dispensando o uso das máquinas REP. Pela proposta, o Banpará elaboraria um a nova sistemática alternativa de Ponto Eletrônico.

A presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim reafirmou em mesa que a exigência da categoria é a implementação do sistema de ponto eletrônico, independente do seu formato, e que nenhuma decisão poderia ser apresentada antes conhecer uma proposta oficial do Banpará para submetê-la à apreciação e decisão da categoria. A presidenta também ressaltou que a implantação do Ponto Eletrônico já foi determinada pela própria justiça do trabalho, dependendo apenas de encaminhamentos do banco.

O banco ficou de formatar e apresentar uma proposta global sobre o assunto, que será colocada para a toda a categoria do Banpará.

Horas Extras 

A diretora da Fetec-CN e funcionária do Banpará, Vera Paoloni cobrou respostas do banco em relação ao pagamento incorreto das horas extras em municípios como Anajás e Parauapebas, onde funcionários estão fazendo até 4 horas além da jornada e recebendo apenas 2 horas extras, assuntos já pautados pelo Sindicato no CRT – Comitê de Relações Trabalhistas.

A diretora de Administração anotou os pontos e se comprometeu em apurar a denúncia, garantindo e normalizar a situação, ou seja, pagando integral e corretamente o que é de direito dos bancários.

Atas dos comitês 

Outra cobrança das entidades sindicais foi o acesso às atas de reuniões dos comitês do Banpará. O Sindicato solicitou que todos os membros recebam o documento, e que a entidade também receba cópia das atas de reunião de todos os comitês para acompanhar com mais clareza as deliberações desses espaços que contam com representantes eleitos pela categoria.

Os comitês paritários existentes no Banpará são: CRT – Comitê De Relações Trabalhistas; GT/PCS – Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários; Comitê de Segurança Bancária e Comitê Disciplinar.

Uma nova reunião das entidades sindicais com o Banpará deve ser agendada para o mês de junho.

A categoria foi representada na reunião de hoje pela presidenta do Sindicato Rosalina Amorim, o secretário de relações de trabalho da Contraf-CUT Adilson Barros, a diretora da Fetec-CN Vera Paoloni. Pelo Banpará estiveram a diretora da DIRAD Márcia Miranda, o assessor jurídico Edvaldo Caribé e a Superintendente da SUDEP, Oneide Paixão.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.