Sindicato segue em Caravana pelo Sul e Sudeste do Pará

0

1O Sindicato dos Bancários do Pará está em caravana pelas regiões Sul e Sudeste do Pará desde a última segunda-feira 9 de abril. As demandas da categoria bancárias identificadas nesta Caravana são semelhantes as do restante do Estado onde o Sindicato já percorreu: problemas de agências lotadas, falta de pessoal, precariedade de funcionamento das centrais de ar-condicionado das agências, extrapolação de jornada de trabalho sem o pagamento das horas extras etc.

Nessa quarta-feira (11), a equipe composta pela presidenta Rosalina Amorim e pelos diretores Andretti Ayala, Heidiany Moreno, Saulo Araújo, Antônio Segundo e o delegado sindical no Banco do Brasil de Marabá, Vinicius Rodrigues, estiveram pela manhã em Parauapebas reunindo com os bancários e bancárias do BB, Caixa, Bradesco e Itaú.

2Ainda ontem, pelo turno da tarde, o grupo se dividiu, indo uma parte para Serra dos Carajás reunir com os trabalhadores do Banco do Brasil, Bradesco e Santander; e outra parte foi para Curionópolis e Eldorado dos Carajás visitar as agências do BB, Banco da Amazônia e Banpará. No final da tarde ainda houve tempo para a Caravana voltar em Parauapebas e reunir com a categoria do Banco da Amazônia e Banpará.

No dia de hoje (12) a presidenta Rosalina Amorim e a diretora Heidiany Moreno, junto com o delegado sindical Vinicius Rodrigues foram à cidade de Canaã dos Carajás, onde visitaram o PAB do Banpará e as agências do BB, Banco da Amazônia e Bradesco. A tarde o grupo chegou em Itupiranga para visitar as agencias do BB, Bradesco e Banpará.

Também nesta quinta-feira (12) os diretores Andretti Ayala, Saulo Araújo e Antônio Segundo estiveram nas agências do BB e do Bradesco em São Geraldo e São Domingos do Araguaia.

Problemas sérios

3Dois casos chamaram a atenção do sindicato durante a Caravana nos dias de ontem e hoje. O primeiro foi no Banco do Brasil de Canaã dos Carajás, onde o quadro de funcionários daquela agência está reduzido pela metade; o ar-condicionado do auto-atendimento não funciona e deixa os clientes e o funcionário responsável pelo espaço em situação de desconforto, descumprindo a NR17 da CLT, com uma estrutura precária de espaço.

“O Sindicato entrou em contato com a Superintendência do BB na mesma hora em que identificou esses problemas e cobrou do gerente de administração da Super uma solução para os diversos problemas da agência, e o mesmo ficou de avaliar uma solução o mais breve possível”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

4Outro caso que chamou atenção foi na agência do Banpará de Itupiranga, que tem uma estrutura física tão pequena que não oferece espaço adequado para os funcionários trabalharem com qualidade e dignidade, colocando em risco a segurança dos funcionários; além da falta de um sistema de ar-condicionado que suporte todo o período de atendimento da agência.

“Esse fato também será apresentado para a direção do Banpará e iremos cobrar soluções para mais esse problema”, conclui Rosalina.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.