Sindicatos e Centrais Sindicais vão às ruas dizer: #JurosBaixosJá!

0

Hoje, 14, teve Ato Nacional contra a política abusiva de juros que o Banco Central vem implementando através da manutenção da Taxa Selic em dois dígitos. Atualmente está em 13,75% e é a taxa básica mais alta do mundo.

Os atos foram organizados pelo Comando Nacional dos Bancários, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – (FETEC-CUT/CN), Centrais Sindicais e movimentos populares.

“A gente vive um momento delicado no Brasil, com muito desemprego e alto nível de endividamento nas famílias. Do ponto de vista financeiro, uma taxa elevada provoca um efeito em cadeia em diversos produtos, como empréstimos e cartões de crédito. Ou seja, o dinheiro fica mais caro e, em função disso, se desaquece a economia e se gera menos oportunidades de investimentos e de emprego”, afirma a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

A Taxa Selic é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária), que se reúne a cada 45 dias. Essa alta tem sido mantida desde agosto de 2022, e na última reunião que foi realizada no início de fevereiro manteve-se estável.

“Estamos nas ruas, neste ato nacional, porque somos contra essa política abusiva de juros que atinge diretamente a renda da trabalhadora e do trabalhador brasileiro, sendo formais ou informais. Quanto mais altos os juros, menos poder de compras e mais juros”, explicou Gilmar Santos, diretor administrativo do Sindicato.

Os atos foram realizados em frente às sedes do Banco Central do Brasil. Em Belém, fica localizado na Av. Boulevard Castilhos França, 708, no bairro da Campina, em Belém.

 

Fonte: Bancários PA

 

 

Comments are closed.