Sobre a visita de diretores do sindicato do Maranhão ao Pará

0

O sindicato tem recebido diversas denúncias de bancários de que um grupo de diretores do Sindicato dos Bancários do Maranhão está percorrendo as agências bancárias de Belém, notadamente do Banco do Brasil e do Banpará, no intuito de denegrir a imagem do Sindicato dos Bancários do Pará.

Lamentamos o fato de que o sindicato do Maranhão se dê o trabalho de usar seus recursos para fins políticos no Estado do Pará, a convite da oposição bancária (Unir Bancários) com discursos falsos e, supostamente, “revolucionários”.

Temos a informar aos nossos associados que o sindicato do Maranhão, embora tenha se desfiliado da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF/CUT), participa do mesmo calendário que esta confederação e assina o mesmo acordo com os bancos, ou seja, neste sentido, não há nada de diferente entre os direitos dos bancários do Maranhão e do Pará, o que derruba o falso discurso dos diretores daquele sindicato. Ou seja: o sindicato do Maranhão, de fato, não é “revolucionário”.

6

Presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, 
presente no ato de assinatura da CCT 2012/2013 fechada em 
mesa de negociação entre a Contraf-CUT e a Fenaban.

5

Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte,

Baurú e Maranhão, todos de oposição à Contraf-CUT 

e ligados ao movimento Unir Bancários.

 4

Se os sindicatos da oposição assinam a mesma CCT 

que os sindicatos filiados à Contraf-CUT,

por que eles vêm ao Pará dizer que

são “revolucionários”, e nós não?


Então, já que os bancários do Maranhão recebem o mesmo reajuste, PLR e demais direitos que os sindicatos filiados a CONTRAF/CUT, o que, realmente, o sindicato do Maranhão faz de diferente dos demais sindicatos filiados a CONTRAF/CUT?

Primeiro, é a audácia de que aquele sindicato tem de gastar os recursos daquela entidade no Estado do Pará, como se os bancários de lá não tivessem nenhum problema para serem resolvidos como assédio moral, metas abusivas, condições de trabalho, etc.

Segundo, trata-se de um sindicato de notória incompetência jurídica. O sindicato do Maranhão não entrou com nenhuma ação judicial contra o plano de funções do Banco do Brasil, enquanto que o Sindicato dos Bancários do Pará é o primeiro no país que ganhou ação na justiça contra esse plano do Banco, por acreditar que ele é nocivo ao conjunto dos trabalhadores, atuais e futuros, por reduzir salários e, consequentemente, por reduzir a base de cálculo para aposentadoria. Ora, quando o sindicato do Maranhão não ingressa com ação na justiça contra o plano do BB é porque, provavelmente, concorda com o plano de funções do Banco.

Ainda sobre ações judiciais, na ação do anuênio, o jurídico do Sindicato dos Bancários do Pará obteve grande êxito contra o Banco em 2011, quando distribuiu mais de R$ 15 milhões de reais a mais de mil e duzentos bancários. Já no Maranhão, esta ação está parada na justiça faz 2 anos sendo que os bancários de lá não tem nenhuma informação de quando receberão.

O terceiro é o fato de que o sindicato do Maranhão não colheu uma assinatura sequer no abaixo assinado que solicitava a isenção de Imposto de Renda sobre a PLR na campanha que foi lançada pela Confederação em 2012 pelo simples fato de ser uma campanha idealizada pela CONTRAF/CUT, mas que, no entanto, os bancários do Maranhão foram beneficiados pela ação promovida pela CONTRAF/CUT. Vitória nacional da categoria!

Ainda pior, o Sindicato dos Bancários do Maranhão que está com livre trânsito também nas agências do Banco do Estado do Pará, nem mesmo banco estadual tem mais na sua base territorial. Isto porque foi privatizado e o sindicato não soube lutar para mantê-lo forte e vivo. A ampla maioria (99%) dos então funcionários do BEM (Banco Estadual do Maranhão) foi demitida, após o banco ter sido comprado pelo Bradesco.

Isso e muitos outros fatos comprovam que o sindicato do Maranhão, ao se isolar do restante do país e ao se dirigir ao nosso estado para denegrir a imagem do Sindicato dos Bancários do Pará, falta com a verdade, desrespeitando tanto os bancários daqui quanto os de lá do Maranhão.

Seguiremos na luta em prol da categoria e pela verdade dos fatos!

 

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ


Comments are closed.