Bancários e população de Eldorado do Carajás ficam sem agências bancárias

0

Ano sim, ano não, as únicas agências bancárias de Eldorado do Carajás, Banpará e Banco da Amazônia são alvos de criminosos, deixando bancários sem postos de trabalho e população sem banco.

Nessa madrugada (10), os caixas eletrônicos das duas unidades foram explodidos. Como os prédios onde funcionam os bancos são pequenos, os locais ficaram praticamente todos destruídos após a explosão; e mais um ano funcionários da agência, clientes e usuários são prejudicados. 

“A última ocorrência que teve no Banpará em 2014 foram cerca de 10 meses de transtornos principalmente para os bancários e bancárias que foram deslocados para agências mais próximas em outros municípios até que a agência fosse recuperada. Sem contar o trauma, o medo que fica nos trabalhadores, mesmo que o crime tenha sido cometido na madrugada, pois os ataques a bancos ocorrem a qualquer hora do dia, com ou sem gente dentro”, destaca a diretora do Sindicato na região, Heidiany Moreno.

O Sindicato conseguiu falar no final da manhã com os bancários do município e foi informado que enquanto as unidades danificadas estiverem fechadas para reforma, os bancários do Banpará serão remanejados para unidades próximas. As despesas com transporte devem ser custeadas pelos bancos.

Esse é o sexto ataque a banco no Pará em menos de uma semana.

A ação – Segundo a Polícia Militar no município, pelo menos sete criminosos atearam fogo em um caminhão para bloquearem uma ponte que dá acesso a Parauapebas, e impedir a passagem da PM até o centro de Eldorado, onde estão localizados os bancos.  Após explodirem os caixas, um dos vigilantes foi levado como refém e abandonado em seguida durante a fuga dos criminosos. Até agora ninguém foi preso.

“Assim como no ano passado, os ataques a caixas eletrônicos continuam sendo a modalidade de crime mais comum em todo o Pará. Da mesma forma a região escolhida para agir, o sudeste paraense. Os criminosos sempre chegam armados e com estrutura, mais do que a própria polícia local, e dessa forma impedem qualquer reação da polícia. Mais uma vez a insegurança bancária e pública sitia uma cidade no interior prejudicando várias pessoas, e mais uma vez o Banpará, que pertence ao governo do estado, é alvo de assaltantes”, ressalta o dirigente sindical na região, João Taiguara.

 

Fonte: Bancários PA com informações do G1 PA

Comments are closed.