Parlamentar disse que será voz atuante no Congresso Nacional contra as demissões em massa e sem justa causa no Banco da Amazônia
A luta em defesa dos empregados do Quadro de Apoio é todo dia. E no final da tarde desta sexta-feira, 1º de abril, o Sindicato dos Bancários do Pará, Fetec-CUT/Centro Norte e AEBA reuniram com mais um parlamentar paraense em busca de apoio contra as demissões em massa no Banco da Amazônia, dessa vez com o deputado federal Airton Faleiro (PT).
As entidades representativas da categoria fizeram relato histórico da situação do quadro de apoio e sobre as mobilizações construídas, com atos públicos e reunião com parlamentares em busca de apoio para barrar a demissão de todo este segmento, previstas para ocorrer até julho de 2022.
Além disso, Sindicato e AEBA sugeriram para Airton Faleiro que o deputado envie carta ao Banco da Amazônia e à SEST, com pedido formal de informações sobre as motivações para a demissão total do Quadro de Apoio; assim como a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em parceria com outros parlamentares, como a deputada Vivi Reis (Psol), para discutir a situação do Quadro de Apoio e demais segmentos ameaçados de demissão no Banco da Amazônia.
O deputado Airton Faleiro disse que fará pronunciamento na Câmara Federal para denunciar a demissão em massa do Quadro de Apoio de Banco da Amazônia e que pautará o assunto neste final de semana em reunião com vários parlamentares do PT na Amazônia, em busca de mais apoio à causa bancária na instituição.
Ele também solicitou às entidades de base uma nota técnica sobre o assunto, para que ele possa compartilhar com demais parlamentares que tenham interesse em fortalecer essa luta contra as demissões.
Airton Faleiro garantiu que se fará presente no próximo ato público do Quadro de Apoio agendado para o dia 13 de abril, na matriz do Banco da Amazônia, em Belém.
“A reunião com Airton Faleiro foi muito boa, ele foi muito receptivo à situação do Quadro de Apoio e colocou seu mandato à disposição da nossa luta em defesa do emprego e contra as demissões e, com certeza, irá fortalecer nossa atuação contra essa medida absurda do Banco da Amazônia”, avaliou o secretário geral do Sindicato dos Bancários do Pará e membro do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.
Participaram da telereunião com o deputado Airton Faleiro a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará Tatiana Oliveira, o secretário geral da entidade Sérgio Trindade, o presidente da AEBA Gilson Lima e o representante dos trabalhadores no Consad do Banco da Amazônia Inálio Cruz.
A próxima reunião do Quadro de Apoio está agendada para o dia 07 de abril, às 18h, na sede do Sindicato.
Fonte: Bancários PA