Segundo dia de Caravana Bancária foi de chuva, lama e reivindicações da categoria

0

Chuva, lama, pontes quebradas e desvios marcaram o segundo dia da Caravana Bancária pelas regiões sudeste e sudoeste do Pará. Disposição e muita força não faltaram nos diretores, que para seguir viagem, tiveram que meter o pé no barro e empurrar o carro.

E foi com essa mesma disposição que a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim (BB), junto com os diretores Saulo Araújo (Bradesco), Heider Alberto (Caixa), Luiz Otávio (Banco da Amazônia) e Zé Maria (Banpará) e da Fetec-CUT/CN, Ronaldo Fernandes (Banco da Amazônia), visitaram os bancários e bancárias do Banco da Amazônia e Bradesco em Pacajá nesta quarta-feira (20).

“Fomos bem recepcionados por todos os colegas que agradeceram pela nossa presença e pediram que o Sindicato esteja mais perto e faça mais visitas pela região, o que com certeza iremos atender. Na verdade gostaríamos de poder fazer mais visitas pelo interior do Pará, mas a distância, o número de diretores liberados que ainda é pouco e também devido a outras demandas impedem que essas Caravanas sejam mais frequentes, como queremos que seja”, afirma Rosalina Amorim.

A primeira agência visitada foi a do Banco da Amazônia, entre as reclamações dos bancários, estão o acúmulo de funções por falta de mais contratações que vem prejudicando o atendimento dentro das agências, e ainda a falta de pagamento das horas extras, que é outro problema decorrente do déficit de bancários.

“Infelizmente essa é uma demanda geral no Banco da Amazônia, seja na capital ou no interior do Estado e que já estão sendo discutidas com o banco nas mesas permanentes de negociação. Esse mês mesmo já tivemos a primeira reunião para falar sobre horas extras e outros temas pertinentes. Seguimos cobrando o pagamento de horas extras e a próxima reunião para continuar tratando do assunto será na próxima segunda”, explica o diretor do Sindicato, Luiz Otávio Pereira.

Relembre aqui como foi a primeira reunião do ano com o Banco da Amazônia

Depois do Banco da Amazônia, a Caravana seguiu para o Bradesco. Lá a conversa com os bancários teve que ser individualmente já que o atendimento bancário tinha começado. Os trabalhadores receberam informativos do Sindicato e calendário.

Tucuruí – Hoje (21) a Caravana Bancária está em Tucuruí e agora a tarde irá se reunir com os bancários e bancárias das agências no município. Pela manhã, o Sindicato recebeu o convite para participar de uma reunião sobre segurança bancária convocada pela Polícia Militar. Além da entidade sindical participaram representantes do Bradesco, BB, Caixa, Banco da Amazônia, Banpará e Itaú.

A PM orientou os bancários sobre procedimentos a serem tomados em diversas situações de risco e que por motivos de segurança não poderão ser divulgados.

O Sindicato falou brevemente sobre o projeto de segurança bancária que prevê a instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos entre a bateria de caixas e as filas, guarda-volumes, vigilantes com coletes balísticos e armados de acordo com a Lei 7.102/83 e cofre com dispositivo de retardo.

O projeto será enviado à polícia que pediu o documento. O Sindicato também se comprometeu a mandar um ofício ao Ministério Público da cidade pedindo que as calçadas em frente às agências bancárias estejam livres para circulação de pedestres, de forma que o interior das unidades também possa ser visualizado por quem estiver do lado de fora.

Outras reuniões sobre segurança bancária devem ocorrer ao longo do ano e o Sindicato também será convidado.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.