Demissões no Basa foram a pauta da reunião do Sindicato com a SEST

0

Em audiência intermediada pela deputada Érica Kokay (PT-DF), Sindicato e Fetec-CUT/CN debateram as demissões do Quadro de Apoio e da EC 103

As demissões que o Banco da Amazônia quer promover em seu quadro funcional, principalmente do Quadro de Apoio e dos empregados e empregadas com mais de 70 anos, com base na Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019), foram a pauta da audiência realizada nesta sexta-feira 31/03, em Brasília, entre o Sindicato dos Bancários do Pará e a Fetec-CUT Centro Norte com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, a qual foi intermediada pelo mandato da deputada federal, Érica Kokay (PT-DF).

Representaram a categoria bancária na reunião a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira; o secretário geral do Sindicato e coordenador da comissão de empregados do Basa, Sérgio Trindade; o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos; e a deputada federal Érica Kokay.

“Os representantes da SEST foram bastante receptivos às demandas dos trabalhadores. Disseram que com o novo Governo Federal a atuação do SEST está sendo revista, no seu papel de fortalecer as empresas públicas, no seu diálogo com as entidades representativas, se disponibilizando a mediar determinadas situações no sentido de conseguir entendimentos negociados, que não precisem ser judicializados”, observou o coordenador da CEE/Basa, Sérgio Trindade.

“Agradecemos à companheira deputada Érica Kokay, por intermediar esse canal de diálogo da categoria bancária com o Governo Federal. Buscamos nesta reunião com a SEST fazer uma reparação com os empregados do Banco da Amazônia, que vinham sendo tratados como descartáveis pela direção do Banco, profissionais estes que dedicaram muitos anos de vida pelo fortalecimento da empresa. Entendemos que há uma nova conjuntura na relação do Governo Federal com os trabalhadores e esperamos que após essa reunião os nossos pedidos sejam atendidos, no sentido de barrar qualquer injustiça contra a categoria bancária do Basa”, afirmou o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton Silva.

“A SEST se comprometeu em fazer contato com o Banco da Amazônia para apurar mais informações do banco sobre o que foi apresentado pelas entidades na reunião de hoje. Ficou combinado que as entidades sindicais formalizarão as informações apresentadas durante a audiência, o que deve ser mediado pelo mandato da deputada Érica Kokay (PT-DF), porque o órgão possui um canal de relação com os parlamentares, para formalizar os procedimentos internos e com o Banco da Amazônia”, destacou a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.