Sindicato finaliza curso de formação para delegados e dirigentes sindicais

0

Último módulo do ciclo de formação do Sindicato iniciado em 2022 ocorreu em dois dias e ocorreu de forma presencial em Belém

O Sindicato dos Bancários do Pará realizou nos dias 19 e 20 de maio o último módulo do curso de formação voltado para os delegados, delegadas e dirigentes sindicais no estado. A atividade foi presencial, em Belém, e contou com grande participação de delegados e delegadas sindicais de várias regiões do Estado.

Na sexta (19) o curso foi integralmente na sede do Sindicato. Pela manhã, o curso debateu sobre a saúde mental no trabalho bancário e a campanha Menos Metas Mais Saúde, com a participação da psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Fernanda Neta e das dirigentes Heládia Carvalho e Eliana Lima, que integram a diretoria de saúde do Sindicato.

Em seguida, a desigualdade de gênero no trabalho bancário foi o ponto de pauta do curso, com a palestra virtual da secretária de juventude da Contraf-CUT, Bianca Garbelini.

Após o almoço a programação foi retomada com uma dinâmica sobre privilégios, seguido de um debate sobre a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para eliminação da violência e assédio no mundo do trabalho, coordenado pela diretora de formação do Sindicato e secretária de mulheres da CUT Pará, Heidiany Moreno.

No sábado (20), a programação foi em uma casa de recepção, com debate sobre os 80 anos da Convenção das Leis Trabalhistas (CLT) e suas atualidades. Houve ainda um momento para informes e demandas específicas de cada banco. O encerramento do curso foi com avaliação sobre os dois dias de atividade, almoço e uma roda de samba, ao som de Messias Lyra e convidados.

A luta vale a pena

A bancária Rosilda Rocha, que é delegada sindical na agência do Banpará de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, enfrentou uma verdadeira maratona para participar do curso. Foram 100 Quilômetros de deslocamento em uma estrada em condições precárias até o município de Redenção, depois mais estrada ruim até a cidade de Xinguara, de lá também seguiu por estrada até Marabá, onde pegou um avião para chegar até Belém e participar do curso. Mas para ela, todo esse sacrifício para participar do curso valeu a pena. A bancária iniciou seu deslocamento na quarta-feira, 2 dias antes do início do curso.

“Estou no banco há seis anos e sou uma das conquistas da luta do Sindicato dos pretéritos do concurso de 2014. Estou no meu primeiro mandato como delegada sindical, tem sido uma experiência muito gratificante. É uma luta muito grande, porque o Sul do Pará tem muita dificuldade, principalmente por estar distante aqui da capital. E participar de uma atividade como esta é muito importante, porque a gente fica sabendo de perto sobre tudo o que está acontecendo. Valeu a pena enfrentar todo esse deslocamento para estar aqui, o curso teve muitos assuntos relevantes que vou compartilhar com meus colegas lá em Casa de Tábua”, avalia a delegada sindical.

Este curso de formação ministrado pelo sociólogo Anderson Campos para os atuais delegados e delegadas sindicais iniciou em novembro do ano passado e encerrou agora em maio de 2023.

“Investir na formação da nossa categoria é uma prioridade da nossa gestão. Por isso, preparamos este último módulo do curso de formação com muito carinho para todas e todos os participantes, com debates de assuntos muito pertinentes para a atuação do movimento sindical bancário em todos os bancos”, destaca a diretora de formação do Sindicato dos Bancários do Pará, Heidiany Moreno.

“Agradecemos e parabenizamos a participação ativa de todas as delegadas, delegados e de nossos dirigentes sindicais em toda a programação, o que certamente fortalecerá ainda mais as lutas políticas da categoria do ramo financeiro no Pará”, ressalta a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

 

Comments are closed.