Bandidos destroem agência do Banpará em Concórdia

0

O funcionalismo do Banpará e a população de Concórdia do Pará têm sofrido constantemente com a violência dos casos de assaltos a banco na cidade. Isso porque a agência do Banco do Estado foi assaltada em janeiro de 2016 e em setembro de 2018, ambos na modalidade vapor. O último caso ocorreu agora na noite desse domingo (15).

Por volta de 23h30, um bando formado por mais de 10 homens chegou na cidade em 2 carros, fizeram vários disparos com armas de fogo, invadiram a agência do Banpará, explodiram cofre e caixas eletrônicos e levaram dinheiro da unidade. Na fuga levaram alguns reféns, entre eles militares, todos libertados no ramal Trajutaí, via que dá acesso ao rio Capim. Uma pessoa ficou ferida. Após a ação da quadrilha, curiosos entraram na agência para tentar saquear equipamentos e material de expediente do banco.

Na manhã dessa segunda-feira (16), uma equipe do Sindicato dos Bancários do Pará, formada pelo presidente Gilmar Santos, pela diretora Vera Paoloni e o diretor José Maria Costa, juntamente com a presidenta da Afbepa, Kátia Furtado foram até o local para acompanhar os procedimentos pós-assalto e prestar toda assistência, solidariedade e orientações necessárias aos bancários e bancárias do Banpará.

A equipe sindical constatou que a ação dos criminosos foi muito forte, a agência do Banpará de Concórdia ficou quase toda destruída, alguns poucos caixas eletrônicos não foram danificados, mas não funcionaram porque o sistema parou. Os funcionários de Concórdia e de Acará, que estavam prestando serviços na unidade, serão remanejados para outras unidades. Muitos estavam abalados com a situação e foram orientados a procurar atendimento médico e psicológico.

A área de segurança do Banpará esteve presente para verificar os procedimentos periciais e de investigação junto com a Polícia Civil e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Militar (DRCO).

“A verdade é que mais uma vez as cidades do interior do Estado ficam a mercê dessas quadrilhas sem uma efetiva resposta do Governo do Pará no combate a esses crimes de roubo a bancos, o que prejudica bastante a população local, como no caso de Concórdia, que agora possui somente um Posto de Atendimento Bancários do Bradesco que atua com um funcionário e dois caixas eletrônicos, e de Acará, que teve a agência do Banpará explodida durante um assalto no mês de agosto desse ano”, critica o presidente do Sindicato dos Bancários, Gilmar Santos.

“Esse é mais um caso lamentável que entristece a população de trabalhadores e clientes que dependem da agência para suas movimentações financeiras. A agência mais próxima de Concórdia seria a do município vizinho Acará, mas a mesma está inoperante por também ter passado por um assalto com explosão recentemente. Demais alternativas de atendimento são as agências de Bujaru, a 75 km; Tomé Açu, a 50km; e Aurora do Pará, a 56km. Outras agências ficam ainda mais distantes, o que prejudica tanto a população local quanto a categoria bancária que deverá ser remanejada”, ressalta a dirigente sindical e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Com esse caso os registros de assaltos a bancos no Pará em 2019 sobem para 39 ocorrências, sendo 27 consumados e 12 tentativas

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.