CN 2015: 18 dias em greve e Fenaban oferece reajuste de 10% para os salários, PLR e piso; 14% para os vales

0

Bancários e bancárias completam 3 semanas em greve em todo o Brasil. No Pará, a categoria fechou 429 agências bancárias no 18º dia de paralisação, já considerado o maior movimento paredista dos últimos anos.

Em Belém, a concentração dos trabalhadores e trabalhadoras, em mais um dia de manifestação, foi no Santander da Av. Nazaré, um dia após o banco anunciar que vai retirar as peças consideradas apelativas da sua nova campanha publicitária.

Clique aqui e leia o anúncio do Santander

“Essa propaganda não pegou bem entre os colegas, causando indignação e desrespeito, além de levar para a sociedade uma falsa realidade de que bancário ganha muito bem, tem boa vida. Enquanto que na verdade muitos colegas adoecem pela pressão por metas, extrapolam a jornada de trabalho tentando alcançar as metas, se endividam para ter uma boa aparência, se vestir bem, conforme o banco pede. Se realmente tivéssemos uma vida boa não estaríamos em greve”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Márcio Saldanha.

A campanha publicitária, que teve início no mês passado, gerou espanto e revolta entre a categoria bancária e causou polêmica nas redes sociais. Internautas de várias partes do país classificaram a publicidade como “apelo ao erotismo”, “incentivo ao assédio sexual”, “grotesca” e “vergonhosa”.

“As mulheres bancárias sofrem diariamente assédio sexual seja por parte dos próprios colegas, como de clientes e usuários; e essa campanha pode desencadear ainda mais casos levando para a rua imagens de gerentes em poses sensuais. Queremos respeito e com essa campanha publicitária o banco não está ajudando em nada a nossa imagem, pelo contrário, corrobora ainda mais o pensamento machista de que o corpo da mulher é mercadoria”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Fenaban – Também nesta sexta-feira (23), a Fenaban apresentou reajuste de 10% para os salários, PLR e piso; 14% para os vales. A proposta traz desconto dos dias parados ou compensação, à escolha do empregado.

O Comando Nacional dos Bancários pediu um tempo. Negociação será retomada em breve.

BB e Caixa – As rodadas de negociação específicas do Banco do Brasil e da Caixa Federal começam quando se encerrar a da Fenaban.

Banpará – Após rejeição da proposta, o banco emitiu comunicado informando que “retira, integralmente, a referida proposta (inclusive o abono das faltas), para seguir, estritamente, o posicionamento da Fenaban”.

Leia aqui a nota de repúdio do Sindicato

Banco da Amazônia – Ainda não sinalizou nenhuma nova rodada de negociação.
Fonte: Bancários PA, com Contraf-CUT

Comments are closed.