Nota sobre compensação dos dias parados da greve no BB

0

Greve no Banco do Brasil


Quanto à compensação dos dias da greve no Banco do Brasil, informamos que a compensação está limitada a 1 hora diária, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, conforme caput do art. 57 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2014/2015) e parágrafo terceiro do mesmo artigo, sendo os prazos até 31 de outubro para os bancários que cumprem jornada de 6 horas e até o dia 7 de novembro para os que realizam jornada de 8 horas.

Chamamos a atenção para a redação do documento, o qual limita (teto) a compensação a 1 hora por dia, logo, o cumprimento parcial é possível, visto que sob nenhuma hipótese haverá desconto nos salários dos grevistas, incluindo ainda o fato da CCT não obrigar a realização de jornada de uma hora diária para compensação.

Nos últimos dois anos, foi possível avançar na compensação de duas horas diárias até 15 de dezembro, para uma compensação de uma hora até 31 de outubro ou 07 de novembro, dependendo da jornada do bancário.

Alertamos, desde já, da importância dos funcionários e das funcionárias se envolverem nos processos de construção da Campanha Salarial 2015, o que inclui a participação ativa em diversas atividades durante todo o ano como assembleias, Encontro Estadual e Nacional do BB e Conferência Nacional, eventos esses que constroem nossa pauta de reivindicação, além da própria greve, que tem sido realizada nos últimos doze anos, processos esses que obtiveram diversas conquistas para o funcionalismo.

Aos gestores e administradores, solicitamos bom senso na interpretação da Convenção assinada, especialmente quanto às cláusulas da compensação discutidas nesta nota, lembrando que as conquistas que todos obtiveram, somente foram possíveis devido o envolvimento dos funcionários e funcionárias no processo que, após a greve, conquistaram aumento real, no piso e no tíquete refeição, e diversas outras já bastante difundidas pelo Sindicato. Todas conquistas oriundas dos trabalhadores e das trabalhadoras que construíram uma campanha salarial vitoriosa.

Estimulamos o diálogo entre os trabalhadores nas dependências do banco como forma da organização por local de trabalho. O Sindicato se coloca à disposição de todas e todos para colaborar na solução de conflitos que porventura posam ocorrer no ambiente de trabalho. Basta informa para nós o problema, por meio dos canais de comunicação disponibilizados em nosso site, para que possamos tomar as medidas cabíveis em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.